«Há cerca de duas décadas atrás, iniciava-se no Hospital Pediátrico, o processo de "largada" dos vários profissionais que aí haviam encetado e complementado a sua formação. Uma ideia em embrião – a criação de um laço de união entre todos estes adeptos da saúde e bem-estar da criança (os que entravam, os que ficavam e os que saíam) – começou a germinar, e finalmente floresceu, em finais de 1983, com o aparecimento da Associação de Saúde Infantil de Coimbra (ASIC).

Constituída oficialmente em Janeiro do ano seguinte, a ASIC nasceu com os seguintes objectivos fundamentais: contribuir para um melhor desenvolvimento da saúde infantil, através da promoção de intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos entre associados e outras pessoas interessadas pela saúde infantil, contribuir para o desenvolvimento da educação e ensino em saúde infantil, prestar colaboração e cooperação a entidades públicas e privadas em assuntos de saúde infantil.

A representação dos vários profissionais de saúde esteve presente desde início na associação, e disso dava prova a constituição da primeira Direcção – Dr. Nicolau da Fonseca – médico, Dr. Santos Cardoso – administrador hospitalar e Enfermeira Ilda Cabaça. Nas direcções seguintes, tem-se mantido a constituição por elementos médicos e de enfermagem.

Tem constituído preocupação de cada direcção a manutenção duma dinâmica crescente. Procurando dar cumprimento aos seus objectivos, verificou-se um imparável crescimento da actividade da ASIC e duma forma similar têm vindo a aumentar os novos sócios.

   
      



A acção da ASIC e a multiplicidade de apoios aos seus sócios tem-se desenvolvido em várias áreas:

- realização anual dum congresso, pela Direcção da ASIC, que visa a divulgação de novos conhecimentos, atitudes e práticas em Pediatria e que se tem revestido de particular interesse;

- apoio na realização de outros congressos, colóquios e cursos, na maioria por solicitação dos vários sectores do Hospital Pediátrico e cujo número tem vindo a crescer de ano para ano bem como a diversidade de profissionais a quem se destina;

- edição de publicações da área da Pediatria:

- Revista Saúde infantil – publicada quadrimestralmente desde 1979 (anteriormente ao início da ASIC e posteriormente integrada nesta), cuja qualidade tem vindo a melhorar indubitavelmente e que conta com 900 assinantes;

- Conceitos Básicos de Ortopedia Infantil – de Jorge Seabra, ortopedista pediátrico do HP; o livro tem tido grande aceitação por toda a classe médica e a sua distribuição encontra-se na 3ª edição;

- apoios a projectos do HP ou de cooperação entre este e outras instituições – projectos que visem aspectos de prevenção, actuação precoce, integração sócio-familiar, melhoria da qualidade de vida, levantamentos a nível nacional.

- promoção, por intermédio das várias secções, de recursos técnicos ao HP;

- apoio em material audiovisual e informático;

- cartão de sócio, que proporciona algumas vantagens, nomeadamente nalguns estabelecimentos – livrarias, hotéis, estabelecimentos de imagem e outros.

- atribuição de bolsas de estudo.

E dizer algo sobre a ASIC, obriga a prestar homenagem a um dos seus maiores impulsionadores – o amigo e profissional inesquecível que foi o Prof. Dr. A.Torrado da Silva, que não poderíamos terminar sem aqui recordar com um carinho muito especial por toda a dinâmica que implementou à Associação.

A ASIC resultou dum embrião que floresceu com afeição e perseverança, deu muitos frutos sãos e bons e mais poderá vir a dar, desde que continue a ser fertilizada.»

Estevão MH. Associação de Saúde Infantil de Coimbra.
Saúde Infantil.1998; 20/2:3-4.